Etiquetas: , , ,

2º "Café Panem"- "Hunger Games ou Twilight? O meu ponto de vista"

   Olá. Muito provavelmente isto não foi a melhor forma de começar uma crónica, ou até mesmo qualquer texto, mas é exatamente assim que vai ficar. Até mais porque agora já escrevi uma justificação. E uma justificação por ter escrito uma justificação. Uau-pensam vocês.
    E então é assim: hoje vim expressar a minha opinião no tema que mais controvérsia tem originado desde...sempre. Hunger Games ou Twilight? Para mim é uma escolha fácil, e assim sendo vou-vos explicar porquê (em tópicos, até):
  
      1- Qualidade da escrita
        .Twilight: tem o que eu chamo escrita á Saramago (ou aspirante a escritor fino), que é, basicamente, muita parra e pouca uva, digamos, na linguagem popular que é, em resumo, o uso excessivo da descrição (por exemplo, demorar três páginas a descrever um ambiente), que nos deixa no limiar entre o sono e a compreensão quase nula.
        .Hunger Games: uma escrita bela, que nos deixa desejosos de ler o próximo capítulo e nos mantém agarrados ao livro como um cão a um osso. Muito bem estruturada e pensada. Não exagera na descrição, contudo, mantém as coisas simples e é disso que gosto.
1-0 para The Hunger Games

      2- A História
        .Twilight: Um lobo e um rapaz brilhante com medo do sol a competirem por uma rapariga, com uma bébé do demónio pelo meio...hum...Fora de brincadeiras, acho piada para ler, mas não é algo que me interesse muito, nem me parece que tenha algum tipo de lição para a vida real, a não ser: usa preservativo, senão ainda ficas grávida de um bébé demónio e tens de te tornar vampira.
        .Hunger Games: Passado num futuro distante, num local pós apocalíptico localizado algures na América do Norte, no que é chamada agora Panem. Dividida em 13 distritos, um deles ocultado "para o bem das gerações futuras". São criados os Jogos da Fome para honrar as mortes passadas numa revolta que terminou com o décimo terceiro distrito. Nestes, são escolhidos como tributo um rapaz e uma rapariga entre os 12 e 18 anos para representar cada distrito, para lutarem até á morte numa arena criada pelo Capitólio. Pode parecer estranho , mas dentro do tipo de história que é, faz sentido. Cativa as pessoas. Sangue, mortes, isso não é muito usual num livro para jovens adultos. Mas mesmo assim não exagera. Há muita violência, mas não é o tema central dos livros, são um aspeto lateral, o que está em destaque é a revolução, a raiva que adolescentes podem ter contra o Capitólio, a sua capacidade de serem adultos. Isto sim, tem lições de vida.
2-0 para The Hunger Games


    Fãs de twilight, as minhas sinceras desculpas se vos ofendi, mas é um texto de opinião. Não tenho nada contra Twilight, tanto que até li dois livros -depois fartei-me, mas respeito os que gostam.
  
Se têm algo a dizer em relação a este tema, expressem-se aí em baixo nos comentários e vão falando comigo... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tens algo a dizer sobre esta notícia, uma pergunta ou dúvida? Não tenhas qualquer receio em perguntar!

Blog Archive